Arquivo | 18 de outubro de 2017

O encontro de dois mundos – História


A Europa e seus habitantes passaram por uma grande transformação no século XVI. Você vai ver que quando os europeus chegaram ao continente americano, o encontro de duas culturas causou, primeiro, estranhamento, depois, choque e, finalmente, a relação de dominação. Os europeus, aparentemente, venceram os ameríndios, mas também foram modificados por eles. O encontro de duas culturas marcou profundamente seus participantes, mudando suas vidas para sempre.

Contato dos portugueses com os índios brasileiros

Com a chegada dos portugueses, há mais de 500 anos no litoral brasileiro, a vida dos povos indígenas sofreu uma mudança sociocultural. Marcados com a impactante chegada das naus que aportavam no litoral, o europeu e o ameríndio começaram a dividir seus mundos e suas culturas.

Inicialmente o choque não foi tanto, até mesmo porque os nativos nunca tiveram este contato e não sabiam das intenções severas advindas do homem branco (que inicialmente era gente mandada pelo deus Maíra, o criador). Na carta de Pero Vaz de Caminha diz somente que os ameríndios de forma pacífica fixaram o olhar no colar do capitão e simplesmente acenaram para a terra afirmando que lá também havia ouro.

Os portugueses pensaram encontrar selvagens que os atacassem, mas o que encontraram foram povos diferentes que se mostraram receptivos e amigáveis. Essa carta registra o primeiro nome de nossa terra e mostra que aqui não era às Índias como Colombo pensara, mas a América do Sul, chamada de “Ilha de Vera Cruz”.

Os europeus se encantaram com tamanha diferença encontrada entre eles e os índios, e viram que tamanho eram os hábitos, costumes próprios deles. Estes foram usados de maneiras diversas, desde a infiltração da cultura europeia (religião, arte, etc.) até a imposição do trabalho (produtos, defesa do território) e redução de suas populações (guerras).

.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVEU EVENTO EM HOMENAGEM AOS PROFESSORES E PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Secretaria de Educação, sob o comando do Profº Joaquim Cardoso, realizou  dia (14), o evento AO MESTRE COM CARINHO.

O momento foi de reconhecimento e respeito aos profissionais que engrandecem a educação no nosso município.

O evento aconteceu na Escola Municipal Professora Idivânia de Oliveira Menezes e contou com a participação do cantor Joabe, além de diversas homenagens aos professores e professoras.