Cícero Dantas

DADOS: População estimada 2016 (1): 34.581

População 2010: 32.300

Área da unidade territorial 2015 (km²): 863,932

Densidade demográfica 2010 (hab/km²): 36,50

Código do Município: 2907806

Gentílico: cícero-dantense

Prefeito 2017

RICARDO ALMEIDA NUNES DA SILVA

Více: JEAN NUNES

 

HISTÓRIA

 

A cidade de Cícero Dantas está situada na região nordeste da Bahia, limítrofe ao Estado de Sergipe. Infelizmente, no início do século passado, seu nome foi alterado para Cícero Dantas, em homenagem ao Barão de Jeremoabo que assim se chamava. No entanto, para a maior parte do povo do lugar, principalmente os mais velhos, o seu nome permanece Bom Conselho. A região onde está localizada a cidade de Bom Conselho tem uma história que se perde no tempo. Antes da chegada dos colonizadores, era habitada por povos indígenas cujos registros históricos não chegaram até nossa época. É possível, entretanto, inferir suas presenças pelos achados arqueológicos (urnas funerárias foram encontradas durante a construção do estádio municipal) e pela existência em lugares não muito distantes de diversas aldeias e aldeamentos indígenas, como os de Maçacará, Saco dos Morcegos (atual Mirandela), Geremoabo, Canabrava (atual Ribeira do Pombal) e Natuba (atual Nova Soure). Parece-nos impossível fixar uma data precisa para o início da ocupação não-indígena no território de Bom Conselho. Contudo, alguns dados históricos sobre os aldeamentos vizinhos nos permitem estimar que essa ocupação se iniciou em meados do século XVII.Foi somente no início do século XIX que Bom Conselho tornou-se freguesia sob o nome de Freguesia de Nossa Senhora do Bom Conselho dos Montes do Boqueirão, por meio do Alvará Régio de 27 de setembro de 18 17. Antes, porém, em 1812 o Frei Apolonio de Todi construiu a Igreja Matriz e a capela da Santa Cruz, esta ao lado de um antigo cemitério conhecido por Cacunéia.A primeira comunidade de civilização branca, onde hoje se ergue Cícero Dantas, foi obra das entradas que se embrenhavam no sertão da Bahia, à procura de metais preciosos e de novas terras para o desenvolvimento agrícola e pecuário. Município criado com território desmembrado de Jeremoabo, e denominação de Bom Conselho, por Resolução Provincial, de 09/06/1875. Em 1905, recebia o nome de Cícero Dantas. Foi extinto em 1931, e anexado a Paripiranga. Restaurado, com território desmembrado de Paripiranga, por Decreto Estadual, de 27/05/1933. A sede, criada com a denominação de Nossa Senhora do Bom Conselho dos Montes do Boqueirão, por Resolução Régia de 27/09/1817, foi elevada à categoria de cidade em 30/03/1938.

ALGUNS VÍDEOS SOBRE A CIDADE

ECONOMIA

Agricultura ( produção expressiva de feijão e de milho ). Produz, ainda, mel e leite de vaca. Conforme registros na JUCEB, possui 38 indústrias, 103º lugar na posição geral do Estado da Bahia, 573 estabelecimentos comerciais, 87ª posição dentre os municípios baianos. Seu parque hoteleiro registra 48 leitos. Registro de consumo elétrico residencial ( kwh/hab ): 107,57 – 121º no ranking dos municípios baianos.Agricultura ( produção expressiva de feijão e de milho ). Produz, ainda, mel e leite de vaca. Conforme registros na JUCEB, possui 38 indústrias, 103º lugar na posição geral do Estado da Bahia, 573 estabelecimentos comerciais, 87ª posição dentre os municípios baianos. Seu parque hoteleiro registra 48 leitos. Registro de consumo elétrico residencial ( kwh/hab ): 107,57 – 121º no ranking dos municípios baianos.

FOTOS DA CIDADE

 
 
 
 

Eventos tradicionais

Juninas : Evento religioso e popular louvando São João e São Pedro, constando de missas, concurso de quadrilhas, casamento caipira e bastante forró.

Período – 20 a 29 Junho

Local – Todo o município

Organização – Comunidade e Prefeitura Municipal de Cícero Dantas

Agosto: Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho

Evento louvando a padroeira local, com novena, missa solene, além de festa de largo, caracterizada por apresentações musicais e teatrais, desfile de vaqueiros e folguedos folclórico

Período – 06 a 15/08

Local – Praça da Matriz

Organização – Prefeitura Municipal de Cícero Dantas

Siginificados dos Nomes

Os nomes próprios dos lugares nos dizem muito acerca da história de uma cidade. Tentaremos, à medida do possível, resgatar a origem e o significado dos nomes das ruas, distritos, povoados e fazendas da região.

Topônimo

Origem/Significado

Abrigo (Rua do)

Ainda hoje para os bonconselhenses é o nome da avenida Getúlio Vargas, em referência ao antigo abrigo (parada de ônibus) que existiu ali.

Alto dos Vieira(s)

É o nome popular para a parte alta da cidade onde predomina as casas de membros dessa família.

Betânia

Nome de distrito. De origem religiosa, o nome foi escolhido pelo Pe. Renato Galvão que considerava o nome anterior, Xibia, desonroso.

Boqueirão

Nome de serra próxima à Bom Conselho da qual se fala ter sido o local inicial de povoação da cidade. O termo significa a garganta de uma serra por onde passa um rio ou que sugere a passagem de um.

Buracos

Antigo nome da Vila de São João da Fortaleza. Faz referência à região onde se encontra a vila, cercada por serras talhadas pela erosão.

Campina de Castro

Povoado onde se concentra grande número de famílias negras, provavelmente remanescentes de antigo quilombo.

Cascalheira

Bairro recente da cidade. Deve seu nome ao tipo de terreno, com abundância de pequenas pedras

Cavunza

Nome de fazenda

Ilha

Pequeno e antigo povoado a meio caminho para Fátima.

Navio

Antigo tanque que abastecia a cidade de água potável. Com o crescimento da cidade foi poluído e posteriormente aterrado para a construção de novas ruas.

Ó

A Fonte do Ó é um dos lugares mais típicos de Bom Conselho. Diz-se que quem bebe de sua água se apaixona pela cidade.

Saco

Fazenda localizada entre Bom Conselho e o povoado Ilha; segundo o dicionário Aurélio Saco é um brasileirismo usado em PE e BA para referir um grande corte, em forma circular ou de meia-lua, nos rebordos encarpados das serras.

Santa Cruz

Nome da serra onde se encontra o cemitério. Ali desde a criação da cidade existe um cruzeiro para lembrar a reverência aos mortos do lugar. No interior da Capela da Santa Cruz encontra-se uma antiga cruz de madeira construída por Antonio Conselheiro.

Serra Grande

Distrito de Bom Conselho localizado em um alto, daí o seu nome.

Tapúia

Nome de fazenda. Tapúio era o termo utilizado para fazer referência a povos indígenas não-tupis.

Tijuco

Pequeno povoado localizado na estrada que liga Bom Conselho a Heliópolis. Origina-se da palavra ti’yug, que na língua tupi significa líquido podre, lama.

Toca do Urubu

Pequena gruta localizada na no Alto da Bela Vista, de costume os animais fazerem suas ninhadas por isso a origem do nome.

Zeza

Nome popular do entroncamento da BR-110 com a estrada para Heliópolis. Faz referência ao antigo morador do lugar.

Datas especiais

03.02 – Tríduo de Nossa Senhora da Purificação (realizado desde 1902 em pagamento à promessa pelo fim da epidemia do cólera que assolava a cidade).

09.06 – Elevação de Freguesia a Município com a denominação de Bom Conselho, Emancipação Política.

24.06 – Festa de São João, padroeiro do distrito de São João da Fortaleza (Buracos).

29.06 – Festa de São Pedro, padroeiro do povoado Ilha.

15.08 – Festa da Padroeira, Nossa Senhora do Bom Conselho.

27.09 – Criação da Freguesia de Nossa Senhora do Bom Conselho dos Montes do Boqueirão.

13.12 – Festa de Santa Luzia.